Cotação do preço do bezerro hoje, projeções e passado

Confira nossas dicas para ter o melhor rendimento na hora de comprar ou vender bezerros.

Média de preço do bezerro hoje no Brasil

Após a subida que perdurou de dezembro de 2020 até abril de 2021, o preço do bezerro vem se mantendo, consideravelmente, estável. Apesar de algumas pequenas variações, o gráfico geral mostra um pequeno movimento de queda nos preços.

No mês atual (setembro de 2021) o valor nacional está girando em torno de 2750 reais por cabeça. Com variações de, no máximo, 2% para mais ou para menos entre os dias.

Esses valores confirmam a tendência de queda, no geral, já observada nos últimos meses, demonstrando que o cenário deve se manter. Mesmo com os casos de vaca louca que ocorreram no começo do mês, os quais poderiam ter derrubado o preço dos produtos pecuários brasileiros, mas por se tratar de casos isolados não causaram efeitos representativos.

O setor agropecuário foi o que mais cresceu no contexto da pandemia, isso se deve a valorização do dólar frente ao real, que aumenta as exportações e aos incentivos internos que visam garantir a distribuição de alimentos por todo o território nacional.

 

Arroba em São Paulo

O preço da arroba do bezerro no dia 27/08 foi de R$213,48, assim como o preço por cabeça, o preço da arroba vem obedecendo nos últimos meses uma tendência de queda. Quando analisamos o micro (dia a dia) percebemos uma variação pequena para cima ou para baixo, porém ao dedicarmos nosso olhar a uma análise mais profunda dos gráficos de dois anos para cá, percebemos que eles estão caminhando, levemente, para a queda.

Essa queda iniciou em maio de 2021 depois de alcançarmos o pico do preço do bezerro em abril do mesmo ano. Essa subida inicial pode ser caracterizada pelo primeiro susto que a pandemia de Covid-19 causou. Em um segundo momento percebeu-se que a agropecuária era um segmento de primeira necessidade, uma vez que a maior parte do suprimento alimentício do país vem desse setor.

 

Preço da arroba em Minas Gerais

O preço da arroba do bezerro em Minas Gerais é um dos mais altos do país, independente da qualidade do animal. Por exemplo, o bezerro Nelore é cerca de 100 reais mais caro por cabeça do que em São Paulo.

O preço por arroba em Minas Gerais é de 199,50.  Do bezerro Nelore, já da fêmea Nelore o preço está 187,50. O dado interessante a respeito de Minas Gerais é que os valores só são mais altos no referente a animais machos, a arroba das fêmeas (nelore, ou não) é mais baixa do que a média nacional.

Da mesma forma que observamos o preço da arroba em São Paulo e na média nacional, Minas Gerais segue o mesmo movimento, apesar de estar com os valores um pouco acima: a variação diária gira em torno de 2% de um dia para o outro, para menos ou mais, dependendo do movimento do mercado.

 

Preço da arroba em Goiás

A arroba em Goiás também está no patamar mais alto de preços do Brasil, pareado com os preços de Minas Gerais, até pela proximidade cultural e geográfica, percebemos uma variação mínima entre o preço de Goiás e Minas Gerais. Tanto na arroba entre machos quanto entre fêmeas.

 

Previsão para os próximos 12 meses

O atual contexto político e econômico brasileiro não é um ambiente muito estável, isso torna qualquer previsão ainda mais difícil do que seria normalmente. Mas ao fazermos uma análise das previsões econômicas para os próximos meses seguirão uma lógica de mercado diferente da que vem seguindo.

Espera-se que a tendência de queda nos preços da arroba do bezerro permaneça até outubro ou novembro, para dezembro e para os primeiros meses de 2022 espera-se que a arroba volte a subir, de forma inversamente proporcional ao que se espera que ocorra com o dólar que tende a cair, conforme a pandemia se dissipar e a economia seguir na retomada.

Além dos fatores macro da economia é importante que nos atentemos a tendências da prática laboral pecuária, existe, atualmente, uma propensão à criação de animais de forma confinada, como forma de diminuir os custos que estão muito altos devido a dificuldade para importação, causada pela alta do dólar.

Outro fator que com certeza irá influenciar no preço da arroba é o mercado de importação, especialmente da China, maior consumidor de carne brasileira atualmente, as transações de compra e venda com o país asiático irá elevar ou derrubar os preços da arroba do boi, e, por consequência, do bezerro.

Entre os estados a predisposição é que os números supracitados se mantenham, ou seja, bezerros machos fiquem com valor da arroba mais elevado em estados como Minas Gerais e Goiás, e o dos bezerros fêmeas maior em São Paulo e Mato Grosso.

 

Dados retirados dos bancos da Esalq e da Scot.