Como plantar sementes de feijão guandu?

O plantio das sementes de feijão guandu deve ocorrer entre os meses de outubro e dezembro, por ser período de chuva.

 

Ademais, é importante ressaltar que a quantidade de sementes para realizar o plantio depende e deve mudar de acordo com as necessidades da plantação.

A espécie Cajanus cajan, ou guandu como é conhecida popularmente, é uma leguminosa, que também extrai nitrogênio presente na atmosfera, o que pode favorecer a fertilidade do solo.

O feijão guandú é um material que pode ser semeado tanto em linha como também a lanço com incorporação.

Sendo assim, veja como plantar em diversas regiões, os benefícios que a plantação pode oferecer e como cuidar da plantação do feijão guandu de forma correta.

 

Vale a pena o plantio de feijão guandu?

Sim. Pois, é uma planta que consegue reter uma grande quantidade de folhas durante o inverno.

O Andu possui também uma ótima resistência à seca, o que pode se tornar uma ótima opção de pastagem, afirma Lívia Castro, agrônoma e analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste.

Apresenta características de enraizamento pivotante, fator que auxilia muito na descompactação do solo que será cultivado.

É uma opção com um custo baixo de plantação, é uma espécie de fácil manejo e serve para adubação verde.

A plantação do feijão guandu pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja recuperar áreas que foram degradadas pelo processo de pastagem. Pois, a espécie extrai nitrogênio da atmosfera, disponibilizando nitrogênio no solo.

Além disso, o pastejo pode ocorrer de forma direta com o guandu, principalmente no período da estiagem onde o capim acaba sendo menos produtivo.

 

Como plantar feijão guandu no Cerrado?

Para realizar o plantio, é importante que seja feito em períodos de chuva de acordo com cada região, no cerrado, é ideal que faça a plantação do feijão guandu entre os meses de outubro a dezembro.

Ademais, é necessário levar em conta um espaçamento em consórcio entre de 2 a 3 metros entre linhas. Para cada um metro linear, são necessárias 6 sementes. De acordo com esta proporção de sementes e espaçamentos, são empregados cerca de 4,5 kg de sementes por hectares.

Em caso de plantações maiores, é visto cerca de 1,5 m de espaçamento entre linhas e a cada metro linear é possível colocar 6 sementes. O que significa uma quantidade de 8 a 10 kg de sementes por hectares.

 

Dá para plantar feijão Guandu no Nordeste?

Sim, no Nordeste o feijão guandu mais indicado é o “Bonamigo 2 Super N”, pois pode é um material que extremamente rustico sendo indicado para plantio em todas as regiões do Brasil.

As sementes devem ser plantadas logo após as primeiras chuvas. O espaçamento deve ser feito de 1 m entre linhas e 50 centímetros entre cada planta. É importante colocar cerca de 4 sementes em cada cova. O que resulta em 40 mil plantas por hectares.

 

Dá para plantar capim brachiaria com feijão guandu?

Sim, é possível fazer consórcio do capim brachiaria com feijão guandu, segundo pesquisa realizada pela Embrapa.

A pesquisa realizada pela Embrapa, sobre o consórcio do capim brachiaria com guandu, afirma que o benefício que acontece de forma indireta e que todo ano após o período de seca que geralmente é recomendada a roçada, a planta acaba se tornando adubo para o solo após ser dessecada,

O plantio de forrageiras com feijão guandu é extremamente interessante, o alto teor de fixação de nitrogênio no solo do guandu, estimula uma maior produção de proteína do capim, atua na descompactação do solo e serve como banco proteico para o gado.

 

Como aproveitar o plantio do guandu para alimentação de rebanhos?

Segundo os pesquisadores da Embrapa, é possível substituir a soja e seu farelo por feijão guandu, que representa cerca de 15% de proteína, ao extrair do guandu seco.

No período de estiagem o guandu floresce, tornando-se palatável e servindo como fonte alimentícia para o rebanho.

 

Como uma área com guandu plantado beneficia o solo?

O guandu ajuda no processo de recuperação do solo, pois, consegue extrair nitrogênio atmosférico fixando no solo. Ainda, ajuda reduzir a erosão das chuvas no solo e ciclar nutrientes

 

Quais as vantagens do feijão guandu sobre os adubos químicos?

Quando o guandu é usado como adubo verde, possui grandes vantagens, por conta do nitrogênio que a planta fixa no solo. Também, contém um processo rápido de decomposição da biomassa, pela grande relação do carbono e nitrogênio que o guandu possui.

 

Qual a melhor época para plantar feijão guandu?

As melhores épocas para realizar o processo de plantação do feijão guandu é em períodos chuvosos. Desse modo, o plantio das sementes de guandu deve ocorrer entre os meses de novembro e dezembro.

 

Cuidado com as pragas do feijão guandu

Pensando nestes fatores, é importante levar em consideração alguns fatores e ter uma certa precaução, principalmente com a formiga cortadeira. Grande parte dos casos, destrói a planta em sua fase inicial.

Então, é importante ter uma prevenção antecipada, para que não cause problemas na sua plantação.

É possível identificar também um fungo que vem causando problemas em algumas plantações, sendo o Fusarium spp, o mesmo pode causar até a morte de plantas adultas.

O feijão guandu 2 super é um dos únicos feijões do mercado que apresentam boa tolerância ao fusarium spp, sendo assim uma excelente escolha no momento da semeadura.

 

Plantar guandu precisa de planejamento e estratégia

O processo de plantação do guandu é extremamente técnico. Mas, assim como qualquer outra decisão a ser tomada, é importante que tenha um planejamento e estratégia.

Para realizar o processo de implementação do feijão é importante que seja feita de forma antecipada uma analise de solo, e ir atras de indicações técnicas com profissionais da área.

Ademais, é importante ressaltar que em cada região a plantação pode se diferenciar, especialmente no Nordeste.  No qual, deve ser levado em conta os períodos chuvosos, para que a plantação forneça os resultados esperados.

Dessa forma, antes de realizar a plantação do guandu é importante que realize uma consultoria com um profissional de preferência um agrônomo, para indicações técnicas sobre o preparo do solo, manejo, analise do solo, entre outros cuidados que precisam ser tomados no decorrer da atividade.

 

Aproveite e compre a melhor semente de Feijão Guandu para engorda do seu rebanho.